Jornada Ampliada

Compartilhar:

A Jornada Ampliada atende as necessidades das famílias e dos estudantes. Oportuniza momentos de convivência por meio de diversos projetos que despertam na criança a imaginação e a conquista da autonomia por meio de tarefas cotidianas.

Público

A Jornada Ampliada é oferecido, para alunos da Educação Infantil até o 5° ano do Ensino
Fundamental I.


Alimentação

O café da manhã é servido entre 8h10 e 8h45, e o almoço às 11h.
Durante as refeições as professora responsáveis e as auxiliares do colégio ficam presentes,
acompanhando e incentivando a alimentação.
O cardápio é elaborado por uma nutricionista e preparado pelas cozinheiras.


Momento de Descanso

As crianças têm um momento de descanso após o almoço. O objetivo é fazer com que possam
relaxar e repor suas energias.


Vestimenta

Para que se sintam à vontade no ambiente e estabeleçam uma relação diferente do contexto
escolar, as crianças, no período contrário ao do curso regular, vestem roupas comuns e
confortáveis.
Após o almoço é realizado a higiene pessoal (as crianças são direcionadas para a troca do
uniforme, escovação de dentes e cuidados pessoais). Essas peças devem vir, diariamente, na
mochila da criança e, de preferência, identificadas.


Tarefa de Casa

As crianças têm na rotina um tempo garantido para a realização de suas tarefas, com qualidade e
tranquilidade. Nesses momentos, elas recebem orientações da professora responsável. As
tarefas que requerem pesquisas ou coleta de dados com a família são enviadas para casa, a fim
de que os responsáveis possam auxiliá-los.


Atividades

Muitas são as atividades pensadas para esse período complementar das crianças na escola.
Entre elas:

  • Oficinas Criativas: teatro e artes plásticas (sucata, pintura, colagem,…);
  • Lúdicas e de socialização: Garantimos um espaço gostoso para brincar e auxiliar a criança
  • na construção do seu conhecimento de mundo.
  • Biblioteca e sala de leitura: hora do conto, leitura de livros, fantoches, vídeos e outros
  • recursos;
  • Cuidados com o corpo: alimentação e higiene;
  • Psicomotricidade: Atividades motoras para fazer com que a criança tenha consciência de
  • seu corpo, se entendendo no espaço e tempo, aprendendo a ter ritmo, equilíbrio e boa
  • postura, além de desenvolver a coordenação motora.
  • Ensino religioso: momento de espiritualidade, oração e reflexão.
  • Conhecimentos Digitais: semanalmente, os alunos visitam a sala interativa para fazer uso
  • dos meios tecnológicos.
  • Cozinha experimental: as atividades acontecem semanalmente e têm como objetivo
  • aguçar o interesse das crianças pelos alimentos e pela elaboração de pratos culinários.
  • Musicalização: a música também está presente com a finalidade não só de divertir, mas
  • também criar um repertório de canções, jogos e brincadeiras cantadas.
  • Integração com a família: acontece por meio da execução de projetos que propiciam a
  • aproximação e integração entre a família e escola.
  • Essas e outras atividades fazem parte do cotidiano dos alunos que permanecem na escola em tempo integral.

Ainda não é aluno?