ENSINO FUNDAMENTAL II
No Glorinha, o Ensino Fundamental II procura assegurar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de aprender significativamente, priorizando as habilidades sociais, cognitivas, operativas e pessoais, fortalecendo os vínculos familiares, o crescimento da autonomia, a responsabilidade social e os laços de solidariedade.
Por meio de uma educação humanizadora e cristã, o propósito é formar alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem, por meio de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver.
Aborda as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte, Educação Física, Filosofia e Ensino Religioso.
A Proposta Pedagógica Curricular contempla os seguintes objetivos:
- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens — verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;
- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.